sábado, 19 de fevereiro de 2011

A parábola dos talentos - lição para 06/03/11

Assista este vídeo sobre a história: 






Versículo para memorizar - Lição 5
Os três empregados (Parábola dos talentos)


Base bíblica - Mateus 25:14-30
Versículo para memorizar: 1 Pedro 4:10 a - "Servi uns aos outros, cada um, conforme o dom que recebeu."

Introdução: ilustração - parábola do lápis (use os lápis que as crianças usam para fazer suas atividades, e diga a eles que lapís não fala , é somente um faz de conta).
Certa vez, em uma fábrica de fazer lápis, o fabricante falou aos lápis, dizendo:
- Precisam saber cinco coisas antes que eu os mande ao mundo: lembre-se sempre e se tornará o melhor lápis.
1º Será capaz de fazer grandes coisas, mas apenas se permitir ser seguro pelas mãos de alguém (pegue um lápis e segure firme).
2º De tempos em tempos experimentará cortes doloridos, mas isto é necessário para que se torne um lápis melhor (pegue um lápis sem ponta, e aponte, depois mostre o lápis apontado).
3º Tem habilidade para corrigir qualquer erro que possa cometer (pegue uma folha e escreva a palavra "pecado", depois risque e escreva "amor").
4º O mais importante em você será o que está dentro (mostre um lápis meio descascado, enfatize o que está dentro dele).
5º Tem que continuar escrevendo em qualquer condição. Deve sempre deixar uma marca clara e legível, não importa o quanto difícil seja a situação.

No versículo de hoje, que vamos abrir agora, vai nos explicar melhor, a respeito dessa parábola.
Apresentação: Leia o versículo primeiro na Bíblia, depois no visual.
Explicação do versículo: Servi uns aos outros significa que temos que trabalhar em benefício do outro, não visando o lucro pessoal. E que cada um de nós, que somos diferentes uns dos outros, recebemos de Deus dons e habilidades e que devemos nos dedicar o máximo que pudermos.

Aplicação à criança: como na história do lápis, cada um de nós é como um lápis. Deus é o nosso criador e precisamos estar seguros em suas mãos, ás vezes passamos pos situações difíceis, passamos por provas, mas é para que sejamos melhores.
Deus pode mudar qualquer coisa na nossa vida, Ele nos perdoa e nos ensina a recomeçar. O mais importante é o nosso coração, o que tem por dentro de cada um de nós e o que podemos oferecer a Deus em benefício da sua obra para ajudar outras pessoas.

Memorização: Repetir pelos menos sete vezes.
Você fala, as crianças repetem, como se fosse um eco. Depois pergunte quem conseguiu memorizar e chame para recitar o versículo.

Ao professor:
Nesta parábola os talentos tem um sentido figurado que representam valores pessoais, aptidões naturais, oportunidades que Deus nos dá para fazermos sua obra. Eles representam os dons de Deus, de Cristo e do Espírito Santo, que são capacitações especiais do Espírito Santo agindo no crente para o progresso da obra de Deus na terra.
Na parábola, o Senhor chamou seus servos e deu-lhes os seus bens. A um servo cinco talentos, a outro dois talentos e a outro um talento. Não houve qualquer injustiça de sua parte. O fato de ter dividido os seus bens de modo diferente não foi uma injustiça. "Foi dado a cada um segunda a sua capacidade".
Muitas vezes ficamos triste porque não recebemos tantos talentos ou aptidões para fazer a obra de Deus, porém devemos, ao invés de ficar chateados, nos dispormos e dedicarmos maior tempo de nossa vidas para a obra de Deus. Deus quer prioridade, quer nossa dedicação e fé em seu poder para nos usar em mais talentos. A prateleira de Deus está cheia dos melhores talentos e estão a nossa disposição, basta abrirmos nossos corações para Deus e dizer a Ele: "Usa-me a mim Senhor".
Devemos trabalhar na obra de Deus, visando o Reino dos céus, visando agradar o Senhor e Salvador Jesus Cristo e não visando nosso lucro pessoal.
Em 2 Coríntios 5:10, a Bíblia diz: "Um dia todos nós teremos que prestar, contas de tudo que tivermos feito através do nosso corpo aqui na terra".

Explicação da parábola:
Talento: valor muito alto, um talento de ouro ou prata era uma quantia muito grande.
Personagens: o senhor e três servos.
O senhor: representa o Senhor Jesus Cristo; Os servos: a igreja.
Primeiro servo: recebeu muito porque tinha a capacidade de produzir muito.
Segundo servo: fez o que lhe era possível, produziu de acordo com sua capacidade.
Terceiro servo: escondeu o talento, provando ser negligente e infiel, além de perder seu talento.

Esboço da lição 5: Os três empregados (parábola dos talentos)
Base bíblica - Mateus 25:14-30
Versículo para memorizar: 1 Pedro 4:10a
"Servi uns aos outro, cada um, conforme o dom que recebeu..."

Objetivo do professor: que a criança creia que Deus lhe dá dons e capacidades e que ela deve ajudar as pessoas através dos dons e capacidades que Deus lhe deu.

Ensino principal à criança:
Você criança deve crer que Deus lhe dá dons e habilidades e quer que você use esses dons e habilidades para ajudar e também para falar do amor que Deus tem por elas.

Introdução: Direto na história
O Senhor Jesus gostava de contar histórias. Ele estava assentado no monte das Oliveiras ensinando aos seus discípulos sobre muitas coisas, e entre esses ensinamentos contou essa parábola que vamos ouvir agora.
Andamentos:Conte com suas próprias palavras, mostrando recursos visuais.
Jesus falou nessa parábola a respeito de um homem que, ao viajar, chamou seus servos e deu a um cinco talentos, a outro dois talentos e a outro um talento.
Talento era a moeda usada na época, e cada talento valia muito dinheiro.
Depois que ele partiu, o servo que tinha cinco talentos, negociou e ganhou cinco talentos. O que recebeu dois, também negociou e conseguiu mais dois talentos, mas o que tinha um, escondeu-o na terra e nada fez com ele.
Quando o homem voltou, reuniu os servos e pediu-lhes conta daquilo que tinham recebido, e cada um lhe apresentou os resultados.
O que tinha cinco talentos, apresentou dez talentos. O que tinha dois talentos, apresentou quatro talentos. E o que tinha um talento, apresentou apenas um talento.
O homem elogiou os servos fiéis que produziram lucro e falou de forma dura com aquele servo que não produziu nada dizendo que ele foi mal e negligente.
Conclusão: Deus nos deu talentos especiais para utilizarmos no Reino. Esses talentos não são moedas como na parábola que Jesus contou, mas habilidades, dons, para que possamos ajudar as pessoas e também falar do amor que Deus tem por elas.

Aplicação à criança:Deus tem lhedado dons e habilidades para que você possa se desenvolver e ajudar outras pessoas como por exemplo: cantar, tocar, ofertar, orar, zelar, cuidar, ensinar, dançar, etc.
Deus quer que você seja dedicado, não tenha preguiça para fazer prosperar nos dons e habilidades que Deus tem lhe dado.
Que não use somente para benefícios próprio, mas para que o Reino de Deus cresça na terra.

Oração: Bondoso Pai, obrigado pelos dons e habilidades que recebemos do Senhor. Pedimos que nos ensine a usá-los de maneira correta e proveitosa. Em nome de Jesus, amém.

Professor, não se esqueça de fazer apelo dando oportunidades para as crianças que ainda não receberam o Senhor Jesus como Salvador, sejam salvas.

Atividade em classe:
Distribua folhas de sulfite as crianças e peça a elas que escreva ou desenhe habilidades que eles tem no lado direito da folha, e do lado esquerdo que escreva ou desenhe como elas podem ser usadas por Deus.
exemplo:
Minha habilidades: O que posso fazer com elas:
           - Cantar  - participar do louvor                                         
           - Dançar  - dançar no louvor
        
Sugestões de ilustrações e desenhos:  












                          


                                                          

"A parábola dos dois filhos" - lição para 27/02/11




Antes de estudar, assista um vídeo do youtube sobre esta parábola: 




Ao professor: Parábola dos dois filhos (Mateus 21:23 - 32)

A vontade de Deus é boa, agradável e perfeita (Romanos 12:2b)
A explicação da parábola:

1)O pai: Deus
2)Os filhos: obedientes e desobedientes

Obedientes: são os que se arrependem, confessam os pecados, abandonam, faz as devidas reparações e tomam providências para não repetirem o erro, se regeneram, transformando em obreiros na "vinha do Senhor".

Desobedientes: são os que procuram manter uma aparência de respeito e de religiosidade, mas que apesar da organização não fazem a vontade do pai.
Professor, o filho obediente é aquele que realmente reconhecer o pecado (Mateus 12:41), se arrepende e confessa. Podemos pecar, e vamos, mas o processo de santificação não pode ser interrompido.

Reflita: Servo fiel é aquele que procura e pratica a vontade de Deus, e não aquele que segue tradições religiosas e não obedece aquilo que ensina.

Professor, tem praticado aquilo que tem ensinado aos seus alunos? (Mateus 23:3 - "Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem).

Memorização do versículo (Romanos 12:2b):
"A vontade de Deus é boa, agradável e perfeita."

Introdução:  Pergunta às crianças e espere respostas:
O que é sentir vontade?
É ter desejo de comer ou fazer alguma coisa, por exemplo: tomar sorvete, comer pizza, passear, comprar uma roupa, ir à piscina, brincar, etc.

E quando essa vontade não pode ser realizada naquele momento, como você age?
Respostas negativas: Chora, fica triste, emburrado, insiste até conseguir, mente para satisfazer a vontade, etc.
Respostas positivas: compreende, fica triste mas espera com paciência, deixa pra lá, etc.

Outra pergunta: Deus tem vontade?
A resposta das crianças pode ser sim ou não. Vamos ver na Bíblia (leia o versículo primeiro na Bíblia, depois no visual):
Explicação: Sim, Deus tem vontade, mas a vontade de Deus é sempre boa, quer dizer, que nunca nos prejudica, é seguro e também é agradável, isto é, Ele tem prazer em nos agradar!
E perfeita porque ela é completa, é maravilhosa e não há nenhum defeito.

Aplicação à criança:
Deus nos fez com vontade, mas muitas vezes, a vontade que sentimos nos leva a fazer coisas que não agradam a Deus. A vontade de Deus é que você seja salvo, receba o perdão dos seus pecados, tenha uma vida cheia do Espírito Santo e que conheça e obedeça a Sua Palavra.
Deus sempre te amou e sempre vai te amar, e quer cuidar de você, por isso a vontade de Deus sempre é a melhor.

Memorização: (mínimo sete vezes)

Jogo do eco: o professor diz o verso, a turma toda ecoa.
O professor deve dizer alguma característica, por exemplo, olhos azuis, os meninos, cabelos castanhos; e em seguida, somente as crianças que tenham as características mencionadas devem ecoar o versículo.

Esboço lição 4  - Os Dois Filhos

Texto Bíblico: Mateus 21:23-32
Objetivo do professor:
Que a criança obedeça não somente no falar, mas também na maneira de agir.
Ensino principal à criança: que você perceba que o que você faz é mais importante do que você diz e tudo o que disser que vai fazer deve cumprir.

Introdução:  Pode ser teatro, fantoche ou contar a historinha.
Personagens: narrador, mamãe, João, Guilherme.

Narrador: Alguma vez sua mãe pediu para você fazer alguma tarefa em casa? Com certeza sim!
Na casa de João e Guilherme aconteceu uma situação parecida. Vamos ver qual foi?
Mamãe entra no quarto de João e diz:
- Filho, ontem a noite houve muito vento e as folhas das árvores cairam na calçada. Gostaria que você pegasse um saco de lixo e uma vassoura e limpasse a frente da casa.
João: - Ah, não mamãe! Você não está vendo que estou muito ocupado? Estou trabalhando neste avião e não quero parar.

Narrador: João continua a fazer o avião com palitos de sorvete, queria terminar rápido para brincar com ele.
A mãe deu meia volta e saiu procurando o outro filho. Ele estava assistindo televisão.
Mamãe: Guilherme, você poderia limpar a calçada da frente? Porque está cheia de folhas por causa do vento de ontem.
Guilherme: - Sim mamãe, eu vou!
Mamãe: - Que bom! Vou deixar o saco de lixo e a vassoura perto da porta.

Narrador: Depois a mamãe saiu para fazer compras no mercado, João começou a pensar: 
- Eu posso limpar a calçada e ainda terei tempo de brincar com o avião hoje.

Narrador: Então, muito disposto, João foi limpar a calçada.
Quando a mamãe chegou do mercado, viu João trabalhando e perguntou:
-Cadê o Guilherme?
João: - Não sei mamãe! Dá última vez que o vi, estava assistindo televisão.

Narrador: Pergunte as crianças: Qual dos dois filhos será que agradou e obedeceu a sua mãe?
(espere as respostas).
Na parábola de hoje, Jesus contou uma situação parecida, para mostrar como algumas pessoas respondem a Palavra de Deus. Vamos ver como foi?



Andamento:
Jesus estava no templo ensinando. Muitas pessoas estavam ouvindo Jesus, entre essas pessoas tinham muitos líderes religiosos que não gostavam de Jesus e começaram a fazer perguntas difíceis só para verem o que Jesus responderia. (v. 23)
Eles não conheciam quem era realmente o Senhor Jesus, por isso não gostavam dEle. Mas a Bíblia diz, em João 3:16, que " Deus amou o mundo de tal maneira", significa que Deus ama a todas as pessoas, amava aquelas pessoas e ama a mim e a você também. Por isso enviou aqui neste mundo o seu único filho, o Senhor Jesus , para morrer na cruz tomando o castigo do nosso pecado, por amor a cada um de nós, para que eu e você possamos ser salvos e ter a vida eterna.
Mas aquelas pessoas, os líderes religiosos, não conheciam quem era o Senhor Jesus de verdade. Então Ele contou uma parábola com a intenção de incomodar  os religiosos da época e fazê-los pensar em sua vida. (v. 28 a 30)
(Conte a história com suas próprias palavras ou leia diretamente na Bíblia.)

Clímax: Depois de contar a parábola, Jesus fez uma pergunta aos líderes religiosos:
(Leia na Bíblia v.31) - Qual dos dois filhos havia obedecido ao seu pai? O segundo filho. (Deixe as crianças responderem!)

Conclusão: Jesus disse aos líderes religiosos, que eles eram como o primeiro filho da história. Porque diziam amar a Deus, mas não faziam a vontade dEle.

Aplicação à criança: Deus quer que você obedeça não somente nas palavras, mas também fazendo aquilo que você fala  que vai fazer. Por exemplo: sua mãe pediu para guardar os brinquedos e você disse sim, mas continuou brincando, e depois foi fazer outra coisa, deixando tudo espalhado. A Bíblia diz que desobediência é pecado, falar que vai fazer algo e não fazer, isso não agrada a Deus!
A Bíblia diz que todos nós pecamos, eu e você! Todos nós fazemos coisas erradas, por exemplo: mentir, responder ao pai e a mãe, brigar com irmãos ou amiguinhos, falar que fez a lição de casa e não fez, etc.
Você tem sido desobediente?
Saiba que não cumprir aquilo que fala que vai fazer e não faz é pecado. A Bíblia diz que você deve se arrepender, confessar os seus pecados para Deus e que Ele perdoa. (Leia 1 João 1:9)

Vamos orar: Querido Deus, peço que me ajude a ser obediente, que o Senhor  me  perdoe  pelas vezes que falei que ia fazer algo e não fiz. Em nome de Jesus, amém!

1) Faça apelo para as crianças que ainda não receberam o Senhor Jesus como Senhor e Salvador.
2) Faça um desafio às crianças: entregue para cada criança um lembrete do versículo Romanos 12:2 b e desafie a criança a todos os dias da semana, de preferência de manhã, ler o versículo e orar pedindo ajuda a Deus para ser obediente não somente nas palavras, mas também fazendo aquilo que fala que vai fazer.

Não se esqueça de perguntar a elas no próximo domingo se lembraram de pedir ajuda a Deus. Deixe que testemunhem!

Atividade em classe:
Leve figuras de crianças ajudando em casa, na escola, na igreja, etc. e pergunte às crianças como elas podem ajudar em sua casa, na escola ou na igreja. Deixe que elas dêem sugestões, depois mostre figuras de crianças ajudando e desafie às crianças a ajudarem durante a semana. No próximo domingo, pergunte às crianças quem ajudou.


Sugestões de ilustrações e desenhos:
( Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir).
















quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

" A parábola do tesouro escondido" - lição para 20/02/11

Lição 3 - O tesouro escondido
Mateus 13:44


Sugestão de ilustração que você poderá utilizar para os seus alunos.
( Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir). 



Versículo para memorizar: - Mateus 6:33
"Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas".

Introdução: Leve recortes de revistas com gravuras de bens materiais: carro, casa, brinquedos, bicicleta, video game, computador, celular, roupas, tênis, etc...
Faça a seguinte pergunta: trouxe várias gravuras para vocês (mostre as gravuras, depois pergunte: vocês sabem o porquê dessas gravuras? Espere respostas!)
Depois explique: essas gravuras representam algumas coisas que as pessoas desejam ter.
Pergunte: Há mais algumas coisas além dessas que você gostaria de ter? Espere respostas!
Depois diga que o Senhor Jesus nos ensina através da Sua Palavra algo muito importante para as nossas vidas a respeito deste assunto.
Vamos ver!

Apresentação: leia o versículo na Bíblia, depois no visual.
Explique o versículo: - Jesus está dizendo que devemos buscar, isto é, procurar até encontrar, e tem que ser em primeiro lugar, tem que ser o nosso alvo.
Esse alvo é encontrar o reino de Deus e a sua justiça: mas vamos ver como podemos encontrar?
A primeira coisa a fazer é receber o Senhor Jesus como Salvador para tornar-se um cidadão do reino de Deus.
Quando recebemos Jesus no nosso coração significa que entendemos que Deus nos ama  tanto e por causa deste amor é que Ele enviou o Seu único filho, o Senhor Jesus, o filho perfeito de Deus, sem pecados, para morrer em nosso lugar. Jesus morreu na cruz para pagar o castigo do meu e do seu pecado.
Jesus nunca pecou, mas morreu no lugar de cada um de nós pecadores.
Isto significa a justiça de Deus.
O versículo diz também que quando procuramos obedecer os seus mandamentos e colocamos em prática tudo o que aprendemos, Ele supre as nossas necessidades!
Os versículos anteriores falam sobre isso: não devemos ficar preocupados com o que vestir, o que comer...

Aplicação: - Deus quer que você não fique só querendo as coisas deste mundo, porque são passageiras. Quando você possui algo que tanto quer, logo perde a graça e quer outra coisa diferente.
Mas quando você busca primeiro as coisas de Deus, você fica satisfeito, feliz e com certeza obras maiores Ele fará através da sua vida.

Memorização: Meu mestre mandou...
Meu mestre mandou falar o versículo pulando, segurando a ponta do nariz, coçando a cabeça, fazendo careta, com a mão no joelho, etc...


Esboço lição 3: - O Tesouro Escondido

Base Bíblica: Mateus 13.44
Versículo para memorizar: Mateus 6:33
Objetivo para o professor: Que a criança creia que o Senhor Jesus e o seu reino são mais importantes do que tudo que existe neste mundo.
Ensino principal: Deus quer que você criança tenha o Senhor Jesus como único Rei em sua vida, e que o reino de Deus seja mais importante do que todas as coisas deste mundo.

Introdução: Historieta
Conta-se que uma senhora, já bem idosa, entrou em uma agência de seguros e se dirigiu ao balcão de atendimento dizendo:
- Posso parar de pagar um seguro que meu marido fez? Ele morreu faz um bom tempo, e não tenho mais condições de continuar a fazer os pagamentos!
O atendente verificou o que ela trouxe e constatou que aquela apólice valia muito dinheiro, uma verdadeira fortuna.
Aquela pobre senhora era rica, mas não tinha a menor idéia disso! Ninguém havia lhe explicado como funcionava as apólices de seguros!
Talvez você também não saiba que como um filho de Deus, você é muito rico!
Jesus contou uma parábola em apenas um versículo explicando sobre está riqueza. Vamos ver como é?

Andamento:
Conte a parábola com suas próprias palavras ou leia na Bíblia e depois comece a explicar:
- O Reino de Deus está dentro de todo aquele que recebe o Senhor Jesus como Salvador.
- O tesouro escondido é o próprio Senhor Jesus, o maior tesouro que alguém pode descobrir.
- O campo é o mundo que Jesus veio habitar.
- O homem representa o pecador (eu e você) que encontra o tesouro que é Jesus.
- Quando o pecador encontra o tesouro que é o Senhor Jesus deixa as outras coisas que preenche a sua vida e que não agradava a Deus e volta para tomar posse do tesouro para sempre: o reino de Deus e a vida eterna.

Aplique à vida da criança:
Jesus quer ser o único rei na sua vida! Se você ainda não o recebeu como seu salvador pode fazer isso hoje.
Deus quer que você receba todas as riquezas do seu reino.
Vamos ver algumas riquezas?
(Professor, acrescente ou diminua conforme a faixa etária das suas crianças.)
1) Amor = é o amor, que somente Ele pode nos dar, um amor puro chamado amor ágape.
2) Paz = a paz que tira toda ansiedade, preocupação e nos ajuda a ter confiança em Deus.
3) Salvação = que nos liberta do pecado.
4) Vida Eterna = que é viver para sempre ao lado de Deus.
5) Cura = a cura das nossas emoções, enfermidades.
6) Libertação = de vícios, opressões, ou coisas que não agradam a Deus.
7) Dá uma família espiritual: Todo aquele que tem o Senhor Jesus no seu coração faz parte da família de Deus.
8) Alegria = uma alegria verdadeira, que não passa.

- Deus quer que você busque esse valioso tesouro todos os dias, porque somente o tesouro que Deus quer lhe dar vai deixar você feliz de verdade.
Por isso você não deve ter as coisas deste mundo como mais importante que as coisas do reino de Deus.
Se você assim o fizer, Jesus irá suprir todas as suas necessidades como aprendemos no versículo de hoje.
Professor,faça apelo para que as crianças que ainda não receberam o Senhor Jesus como salvador tenham oportunidade de fazê-lo...
Ore com as crianças: Senhor Deus, nos ajude sempre sermos obedientes, fazendo a tua vontade e colocando o Senhor em primeiro lugar na nossa vida.

Atividade em classe:
Material: caixas ou baús pequenos.
Em um baú coloque algumas bijouterias, representando as riquezas deste mundo.
Em outro baú coloque palavras relacionadas com o fruto do Espírito.
Fale as crianças: tenho aqui esses dois baús com riquezas diferentes uma da outra.
Um baú contém riquezas do mundo e o outro riquezas de Deus.
Entregue duas folhas de sulfite para cada criança e peça para desenhar ou escrever várias riquezas do mundo em uma folha, e na outra as riquezas do reino de Deus.

Desafio: Leve essas duas folhas de sulfite para casa e nesta semana lembre-se de colocar as riquezas do reino de Deus em primeiro lugar. Ore para que Deus te ajude a confiar que em tudo Ele vai suprir as suas necessidades. Coloque as folhas em um lugar onde você possa vê-las todos os dias.

Ao professor:

Jesus contou essa pequena parábola sobre um "tesouro escondido". Ele estava aproveitando este tema tão cativante para ensinar sobre o reino dos céus. Afinal, quem não gostaria de descobrir um valioso tesouro?
Na sua história, ele compara o reino dos céus com um tesouro escondido.
Mas que tipo de pedras preciosas deveriam estar enterradas naquele campo?
Ouro, prata, diamantes, pérolas? Na verdade esse tesouro não tem nada disso, não tem pedras preciosas, não tem riquezas deste mundo.
O tesouro que Jesus quer que busquemos para a nossa felicidade é outro. É encontrar o reino dos céus. E esse tesouro só encontramos quando recebemos a Cristo como nosso salvador e passamos a fazer a vontade de Deus.
Dentro deste tesouro chamado reino dos céus encontramos jóias preciosas tais como: paz, justiça, alegria no Espírito Santo, salvação, cura, prosperidade, amor, bondade, libertação, uma família espiritual...
Deus quer o melhor para os seus filhos. Por isso nos reservou todos esses tesouros!
Tome posse todos os dias deste precioso tesouro e compartilhe com suas crianças.
Distribua o máximo que você puder, e com certeza ele nunca irá se acabar!
Encherá cada vez mais até transbordar. Aleluia!

Mais sugestões de ilustrações e atividades