sábado, 16 de abril de 2011

"A parábola do rico e Lázaro" - lição para 17/04/11

Assista o vídeo acima antes de estudar a lição.

   
Lição Bíblica: 
Lição 11 - O Rico e Lázaro - Base Bíblica - Lucas 16: 19-31
Versículo para memorizar: 
2 Coríntios 9: 7b"...pois Deus ama quem dá com alegria".
Objetivo do professor: Que a criança saiba que Deus pode ajudá-la a vencer o egoísmo.
Ensino principal à criança: Deus quer que você criança saíia que tudo o que temos foi Deus quem nos deu e Ele quer que repartamos com os outros.
Introdução: - Pergunte: Você já pensou alguma vez: - Eu sou mais velho e mereço o pedaço de bolo maior. - Eu não quero que ninguém encoste na minha bicicleta, porque podem quebrá-la. - Eu jogo com você, mas vou escolher o que vamos jogar. - Eu não vejo porque preciso trabalhar ajudando aqui em casa. - A bola é minha, então vamos jogar como eu quero, ou não tem jogo. ( Dê mais exemplos conforme o perfil da sua classe) Depois diga: Quando temos essas atitudes estamos sendo egoístas. Mas o que é ser egoísta? Ser egoísta é esquecer os outros e pensar só em si mesmo.
Vamos saber mais sobre este assunto na lição bíblica que vamos estudar hoje. É mais uma parábola que Jesus contou para ensinar uma verdade que temos que obedecer! Esse ensinamento surgiu porque os fariseus zombavam de Jesus (Lucas 16:14). Porque amavam mais o dinheiro e os prazeres que a riqueza podia comprar. Vamos ouvir a história?
Andamento: Havia um homem rico que vestia roupas muito caras e todos os dias dava uma grande festa. Havia também um homem pobre, chamado Lázaro, que tinha o corpo coberto de feridas, e que costumava  largar perto da casa do rico. Lázaro ficava ali, procurando matar a fome com as migalhas que caíam da mesa do homem rico. E até os cachorros vinham lamber suas feridas.( Explique as crianças que o homem rico vivia uma vida luxuosa e cuidava de si mesmo , sem se importar com o homem pobre e doente que ficava na sua porta pedindo esmolas). Deus quer que você se lembre sempre que foi Deus que te deu todas as coisas e Ele quer que você reparta com os outros. Mas não era essa a atitude deste homem rico, ele era egoísta e só pensava em sí mesmo!
Um dia Lázaro morreu e foi levado pelos anjos para o céu. Lá encontrou Abraão e havia uma linda festa. (Explique que Lázaro não foi para o céu porque ele era pobre e sofria muito com a doença, e sim porque ele havia servido ao Senhor, dependia da provisão de Deus para o seu sustento, mesmo sendo as migalhas que lhe traziam para ele certamente tinha um coração grato a Deus e aprendeu a estar contente em qualquer situação). Jesus é o nosso exemplo, pois estava sempre pensando nos outros. Ele ensinou quando estava cansado, alimentou a multidão, Quando Ele mesmo estava com fome; Jesus foi a lugares onde os outros queriam que Ele fosse. Se você já tem Jesus como seu salvador, sua atitude deve ser como a Dele, de ser generoso e repartir o que tem com os outros.E foi assim com Lázaro que morreu e foi levado para o céu.O rico também morreu e foi sepultado. ( Explique que como era um homem rico , seu sepultamento deve ter sido de acordo com o que o dinheiro pode pagar, com muito luxo, mas depois que morre de nada vale toda a riqueza deste mundo). A sua alma estava solitária, não apareceu nenhum anjo para acompanhál-lo, foi direto para o inferno, a fim de ali suportar o tormento (Lucas 16: 23). Estava sofrendo muito. Podia ver lá longe Abraão e Lázaro ao seu lado. E gritou:
- Pai Abraão, tenha pena de mim! Mande que Lázaro molhe o dedo na água e venha refrescar a minha língua, porque estou sofrendo muito neste fogo!
Mas Abraão respondeu:
Meu filho, você recebeu coisas boas na sua vida, porém nunca ajudou a Lázaro que sofria muito. Agora ele está bem e você está sofrendo. Além disso, não podemos chegar até aí e nem vocês podem vir para cá. Diga: Às vezes somos tão egoístas quanto foi esse homem rico. Pensamos que, como filhos de Deus, podemos pedir-lhe qualquer coisa que Ele nos dará. Porém, a Biblía ensina que não recebemos o que pedimos em oração, quando oramos egoisticamente . - Tiago 4:3 diz: - “E, quando pedem , não recebem...Vocês pedem coisas a fim de usá-las para os seus próprios prazeres.” Quando você espera que Deus faça alguma coisa e Ele não faz, talvez você se sinta abandonado por Ele. Foi assim que se sentiu o homem rico, mas depois de morrermos não adianta mais querermos mudar de vida. - O rico disse: -” Nesse caso, Pai Abraão, peço que mande Lázaro até a casa do meu pai porque eu tenho cinco irmãos. Deixe que ele vá e os avise para que assim não venham para este lugar de sofrimento.” Mas Abraão respondeu: - Os seus irmãos conhecem as leis de Deus. Que eles a obedeçam!
A Bíblia nos ensina que não devemos nos prender ás riquezas materiais, mas sim buscar a Deus todos os dias, ouvindo os seus ensinamentos. Devemos nos arrepender de nossos pecados, corrigir nossa conduta e buscar o perdão de Deus diariamente. - Isso não adianta – continuou o rico - Mas se alguém ressuscitar e for falar com eles, aí se arrependerão de seus pecados. - E Abraão respondeu: - Se eles não acreditam nas leis de Deus não vão acreditar, mesmo que alguém ressuscite. Diga: Deus usou pessoas naquela época para ensinar às pessoas qual é a sua vontade. Hoje, ele usa eu e você para levar a mensagem da salvação a todo o mundo. Nós devemos falar de Jesus para todas as pessoas. E precisamos começar a fazer isso já, enquanto as pessoas ainda podem ouvir sobre o amor de Jesus por elas. Vamos orar: Senhor Deus, perdoa os meus pecados, e ensina- me a fazer a tua vontade. Em nome de Jesus. Amém!


Versículo para memorizar: 
Lição 11 - “...pois Deus ama quem dá com alegria”.

Introdução: 
História – Dê com alegria. 
Existe uma lenda chinesa que ilustra perfeitamente a necessidade de dar antes de receber.
Um mendigo vivia em uma rua de uma cidade chinesa e segurava uma caneca o dia inteiro, pedindo arroz ou qualquer outra coisa que os passantes tivessem para dar.
Um dia o mendigo viu um grande cortejo descendo a rua, liderado pelo imperador em sua  imponente carruagem, entregando presentes para os seus súditos. O mendigo se encheu de felicidade. - Chegou a minha grande oportunidade, pensou Woo.  – Dessa vez receberei um presente valioso! E dançou com alegria.
Quando o imperador chegou perto dele, Woo exibiu sua caneca com grande determinação, mas em lugar de receber o esperado presente do imperador, sua majestade pediu a Woo  um presente.
O pobre Woo ficou extremamente envergonhado e desapontado, pegou os dois menores grãos de arroz que conseguiu encontrar em sua caneca e, muito a contragosto, entregou – os ao imperador, que depois foi embora.
Durante todo o dia, Woo  reclamou e resmungou. Censurou o imperador, tratou mal os que se dirigiram a ele, e poucas pessoas pararam para lhe falar ou colocar grãos de arroz em sua caneca.
Nessa noite, quando chegou em sua pobre cabana e derramou seu escasso suprimento de arroz, Woo encontrou duas pepitas de ouro do  tamanho  exato dos grãos de arroz que tinha dado ao imperador.
Autores:  Jack Canfield e Mark Victor Hansen.

Vamos ver na Bíblia um versículo que fala sobre isso, fica no livro de II Coríntios 9: 7b - "...pois Deus ama quem dá com alegria ".( Ler primeiro na Bíblia, depois no visual ).

Explicação: Devemos fazer tudo para Deus com alegria, e não por obrigação ou beneficio próprio, mas tudo o que fizermos, seja na prática da caridade ou a pregação do evangelho, devemos fazer sem querer receber nada em troca, porque Deus dá gratuitamente.

Aplicação do versículo: Deus quer que você faça tudo para Ele e para o próximo com alegria e não por obrigação. Que contribua com amor e não fique querendo receber nada em troca.

Memorização do versículo: (mínimo sete vezes) Objeto: Bola – Fale o versículo todos juntos, depois meninas e depois os meninos, só então comece a jogar a bola para algumas crianças e peça para que fale o versículo, se ainda não conseguir, peça para que todos juntos o ajude falando o versículo. Repita algumas vezes. 

Nota ao professor: Querido professor, foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente. 

Complemento da Lição: Atividade em classe – Expressão de amizade.  O professor organiza os participantes sentados em circulo. Quem inicia o jogo dirá: Amo meu amigo(a) com A porque ele é atencioso, ou amoroso, ou alegre, ou animado,etc. O seguinte deve dizer : amo meu amigo com B porque ele é bondoso, ou bonito, ou brincalhão, ou bacana,etc. O seguinte começa a frase com a letra C e assim sucessivamente. Quem não souber continuar, sai do jogo.
Desafio da semana: Ajude em casa em alguma tarefa que você não costuma ajudar sem esperar nada em troca. Por exemplo: arrumar sua cama todos os dias, organizar seus sapatos, organizar seus brinquedos, tirar o pó dos móveis, ajudar a cuidar do irmãozinho, etc.....
No próximo domingo dê o seu testemunho.


3 comentários:

  1. a paz, estou começando a fazer projeto com crianças carentes dos bairros.Peço a ajuda de voceis com, apostilas, dinamicas, brincadeiras, e tembem na parte espiritual como, teatro, atividade da biblia....

    ResponderExcluir
  2. o versículo para memorização que mais se enquadra na parábola é o de Mt 6:33

    ResponderExcluir
  3. Amei a aula.Muito obrigada,vai me ajudar muito com os meus alunos do grupo de oração.

    ResponderExcluir